Vale a Pena Fazer um Curso de Informática?

Publicado por Wagner Cardoso em

Visto o avanço da tecnologia e a automação de diversos processos que entes eram manuais podemos afirmar com toda certeza que sim, vale muito a pena fazer um curso de informática.

Porém muitas pessoas tem dúvida se devem mesmo investir tempo e dinheiro em treinamentos desse tipo.

Utilizar um computador, mesmo para atividades básicas como realizar uma pesquisa, preencher uma planilha ou mesmo enviar um e-mail bem formatado.

Tudo isso é fundamental na era da informação na qual vivemos.

Devo estudar informática?

Podemos citar até a busca por uma colocação no mercado de trabalho, pois bem sabemos que a grande maioria das agências de emprego estão na internet.

Cursos de informática ganharam muita popularidade nos anos 90 e início dos anos 2000 porém nessa época as escolas presenciais eram predominantes.

Muitas pessoas iniciavam cursos e não concluíam pois as dificuldades de locomoção, horários, preços e adaptação ao método de ensino eram grandes barreiras na época.

Dito isso, atualmente esse “mercado” é dominado por cursos on-line, começando pelo Youtube onde as pessoas podem estudar com mais conforto e em seus horários livres.

Claro que para isso é necessário um nível maior de concentração e disciplina para não ceder as distrações do mundo moderno (como as redes sociais por exemplo).

Aliás um ponto fundamental a ser citado é que o aluno(a) pode direcionar os estudos a um assunto específico que corresponda de fato a sua atual necessidade.

Afinal não faz sentido um aluno(a) passar por matérias como Word e criação de sites se o seu real interesse é em Excel não é mesmo?

Aliás você pode clicar aqui e conhecer meus cursos ok?

Como um curso de informática pode ajudar no mercado de trabalho?

Praticamente todas as funções hoje tem alguma ligação com a informática.

Além disso em nosso dia a dia também temos essa forte ligação.

Afinal utilizamos caixas eletrônicos, celulares, televisão e uma infinidade de aparelhos que são gerenciados por sistemas computacionais.

A grande maioria não requer um curso, mais mesmo assim temos a disposição milhares de tutoriais na internet explicando sobre assuntos pontuais.

Vale a pena fazer um curso de informática?

Sobre Mercado de trabalho de fato:

Para entender melhor onde um curso poderia ajudar uma pessoa, vamos usar como exemplo a função de controlador de acesso.

Esse profissional tem diversas atribuições como por exemplo registrar a entrada e saída de veículos ou mesmo monitorar câmeras e registrar algumas ocorrências.

Perceba que nada do que foi mencionado acima é feito de forma manual na atualidade.

Para registrar entradas e saídas em geral existe um sistema computadorizado, aliás citamos acima veículos porém o mesmo exemplo pode ser aplicado a pessoas.

Registrar documentação, horário de entrada e horário de saída, gerar cartões de acesso estão entre as atribuições.

Neste caso é fundamental que a pessoa tenha noções de uso de um computador.

Ainda que o sistema da empresa seja diferente do que geralmente é abordado em um curso convencional, a prática no uso de computadores já seria um experiência válida.

Neste ambiente podemos citar na verdade inúmeras funções como engenheiros(as), médicos(as), atendentes, profissionais de marketing e etc.

Todos eles dependem de informática para atuar em suas profissões e isso tornará fundamental um curso de informática.

Vale citar também o uso pessoal de um computador, afinal uma pessoa que tem o treinamento adequado em informática é capaz de criar itens como planilhas de controles financeiros, currículos, pesquisas (trabalhos escolares por exemplo) e muitas outras coisas do dia a dia.

Uma observação importante aqui é que um curso de informática não se resume apenas a sistemas operacionais, internet e planilhas ok?

O que é abordado em cursos de informática?

Essa resposta vai depender de vários fatores.

Temos cursos básicos, intermediários e avançados, isso sem citar as diversas áreas de conhecimento.

Uma pessoa que deseja iniciar na carreira de desenvolvimento de sites por exemplo deve procurar um curso de informática (caso seja iniciante) que fale sobre HTML e CSS que são as matérias iniciais para esse fim.

Uma pessoa que deseja trabalhar na área de desenvolvimento pode procurar um curso de informática que aborde programação de computadores, o que em geral é um curso mais avançado.

Porém vamos pelo mais simples:

O curso mais comum encontrado tanto na internet como em escolas convencionais mostra o uso do Pacote Office.

Este pacote incluirá basicamente os programas Excel, Word e PowerPoint.

Respectivamente teremos então o desenvolvimento e uso de Planilhas de cálculos com o Excel, desenvolvimento e formatação de textos com o Word e o desenvolvimento de apresentações em slides com o PowerPoint.

Certamente o uso destes entre outros softwares se fazem necessários para que você se torne capaz de usar um computador.

Isso porque o uso de planilhas (inserção e alteração de dados basicamente falando) é um conceito básico de qualquer sistema existente em uma empresa.

O desenvolvimento ou mesmo formatação de um texto (para acrescentar um exemplo) é fundamental para pessoas que trabalham em áreas administrativas.

Além das áreas administrativas podemos citar também os estudantes que convivem com a realização constante de trabalhos e pesquisas escolares.

Outras Opções de Cursos de Informática

Porém como bem sabemos a informática vai muito (muito mesmo) além disso.

Podemos citar aqui diversas áreas de atuação que envolvem um curso de informática.

Para exemplificar vamos imaginar que uma pessoa está cursando marketing digital, neste caso é fundamental conhecer ferramentas de edição e criação de imagens como Photoshop, Canva e Corel Draw.

Esses cursos são sim cursos de informática porém voltados a área de edição e criação de imagens.

O mesmo exemplo pode ser usado para quase todas as funções atualmente.

A boa notícia é que quem busca um curso de informática na internet, pode testar diversos cursos para entender de fato em qual deles você estará melhor adaptado.

Digo isso pois ( em cursos presenciais) a pessoa ficava atrelada a um (ou alguns) professores(as) e o “jeito de explicar” desse professor(a) poderia não ser o ideal.

Já na internet você pode escolher aquele que tiver a didática mais adequada a sua necessidade.

Conclusão

O fato é que um treinamento na área de informática é fundamental por diversos aspectos.

Desde o uso simples para cadastros em planilhas até o desenvolvimento de um software completo o curso de informática estará presente.

Deve fazer parte do currículo do(a) profissional moderno(a), ajustado a era da informação a capacidade e facilidade no uso de um computador.

Espero ter ajudado com este post, um grande abraço.


Wagner Cardoso

Professor de Tecnologia e Desenvolvedor na Tectreinamentos Informática.

1 comentário

3 Motivos para Estudar Informática - TECTREINAMENTOS INFORMÁTICA · fevereiro 9, 2023 às 4:41 pm

[…] Vale a Pena Fazer um Curso de Informática? […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *