3 Motivos para Estudar Informática

Publicado por Wagner Cardoso em

3 motivos para estudar informáticaNeste post vamos listar 3 motivos para estudar informática na atualidade.

A informática e as tecnologias de forma geral evoluem a passos largos, disso já sabemos.

Porém antes de começarmos nossa lista, cabe dizer que a área de informática é uma das mais amplas que existem, permitindo que pessoas possam desenvolver as mais distintas tarefas, sejam elas profissionais ou pessoais.

Desenvolvimento de sites, aplicativos, propagandas, redes sociais, planilhas, textos e etc.

São alguns dos temas que devemos considerar como “área de informática” e tecnologia que serão citados por aqui ok?

O que mais ouvimos geralmente é que para evitar uma demissão ou até mesmo uma substituição no mercado de trabalho é fundamental manter-se atualizado(a).

Nas empresas já podemos observar processos manuais e até mesmo administrativos sendo automatizados por meios tecnológicos.

Porém não somente por esses aspectos citados acima você deve estudar a informática, os horizontes vão ainda mais longe e poderão abrir novas oportunidades, independente da sua atual profissão.

Primeiro motivo para estudar informática: Mais Opções de Renda

Para começar vamos falar sobre as opções de renda que podem ser proporcionadas com conhecimentos em informática.

3 motivos para estudar informática

Quando falamos do estudo de informática isso vai muito além de planilhas, apresentações e edição de textos.

Conhecimentos em edição de vídeos, desenvolvimento de imagens e até mesmo textos persuasivos (Copywriter) poderão abrir muitas portas no mundo digital.

Um exemplo de como ter mais opções de renda neste sentido seria prestar serviços (como os citados acima) para produtores de conteúdo.

Não é difícil encontrar pessoas que produzem conteúdo para a internet buscando profissionais parceiros que façam edição de vídeos, roteiros e gestão de redes sociais com foco em engajamento e conversão.

Ou seja, investir o seu tempo livre em cursos que abordem essas matérias (edição de vídeos, gestão de redes sociais e etc.) poderão no futuro gerar a oportunidade de trabalhar nesse ramo e obter uma nova fonte de renda.

Desenvolvimento de sites e aplicativos

Cada vez mais as empresas necessitam ampliar a sua presença on-line, e não são somente as grandes empresas.

Pequenos empreendimentos também querem mostrar a sua força e qualidade nos serviços para aumentarem seus horizontes.

Para exemplificar, conheço restaurantes de bairros que além de listarem seu cardápio em apps como Ifood também possuem seu próprio app.

Isso com o passar do tempo e a fidelização de clientes pode reduzir os gastos com as taxas aplicadas pelo Ifood, afinal a empresa agora possui seu próprio sistema de pedidos on-line.

Em resumo, oferecer serviços de desenvolvimento para pequenos empreendimentos pode ser uma considerável fonte de renda caso você tenha os conhecimentos necessários para isso.

Além dessa prestação de serviços, você teria a possibilidade de ter o seu próprio empreendimento sem a necessidade de depender de terceiros.

Poderia atuar nas postagens de sua própria empresa, desenvolver o seu próprio site ou app sem os custos adicionais da contratação de um desenvolvedor.

Por fim, as possibilidades de renda extra ou mesmo de mudança de área de atuação são muito expandidas quando você passa a ter conhecimentos em informática e tecnologia.

Segundo motivo: Seja a Pessoa mais Interessante da Mesa

Estudar informática e tecnologias de forma geral pode te transformar em uma pessoa interessante.

Demonstrar conhecimentos que possibilitem (entre outras coisas) ajudar pessoas (como no uso de um app bancário por exemplo) pode ser uma ótima maneira de gerar networking.

Pessoas interessantes geralmente detém conhecimentos capazes de gerar valor para si mesmo(a) e para outros.

No mundo onde as buscas na internet substituem o bom e velho bate-papo, é ótimo saber ter uma boa conversa sobre tecnologia, que é um assunto interessante para quase todas as pessoas.

Entender de tecnologia e conseguir falar de forma interessante sobre isso pode te dar ares de inteligência e pessoas inteligentes tem a sua autoestima mais elevada, quem não gosta dessa sensação não é mesmo?

Vamos falar sobre o aspecto profissional

Porém, deixando o aspecto pessoal um pouco de lado os conhecimentos em tecnologia podem abrir oportunidades em diversas áreas de uma empresa também.

Imagine ser um (a) profissional de administração capaz de realizar assistência técnica em sua própria máquina?

Imagine ser a pessoa capaz de ajudar os colegas nas necessidades que eventualmente surgem, como um travamento de um computador ou mesmo o acesso a um serviço (software ou site), ajudando assim a aumentar a produtividade da empresa?

Então sim, para esse raro(a) profissional as oportunidades de crescimento serão bem maiores visto que ele(a) é multitarefas.

E claro, a exigência salarial certamente crescerá alinhado aos seus conhecimentos.

Além do fato obvio de que um funcionário(a) proativo(a) com conhecimentos técnicos e bom network dificilmente é listado em eventuais cortes na empresa.

Terceiro motivo: Independência Digital

Além das vantagens citadas acima, você será mais independente.

Principalmente se você (assim como eu) não nasceu no mundo da internet e teve que se adequar aos novos tempos.

Ser capaz de desenvolver seus documentos como currículos, orçamentos e apresentações por exemplo.

3 motivos para estudar informática-independência

O uso de contas em redes sociais sem precisar da ajuda de ninguém.

Criar e gerenciar seus próprios controles financeiros.

Realizar análises de investimentos e saber identificar oportunidades de crescimento através de pesquisas.

Tudo isso você poderá chamar de independência digital.

Além de tudo isso imagine iniciar um empreendimento.

Bem sabemos que atualmente existem empresas e serviços que vivem quase que totalmente com vendas realizadas em redes sociais.

A independência digital permite que você mesmo(a) consiga fazer suas postagens, anúncios e a organização financeira e tudo o que envolve informática e tecnologia sem a ajuda de terceiros.

Afinal é fato que investir em um curso certamente é mais barato e vantajoso (pelo menos no início), que contratar um profissional ou mesmo uma empresa da área.

Conclusão

Falamos aqui das oportunidades que o conhecimento em informática pode trazer para a sua vida.

Nos aspectos pessoais, profissionais e até mesmo para um empreendimento que está no papel a informática pode ser decisiva e virar o jogo ao seu favor.

Não somente na parte profissional mais no pessoal também, esteja preparado(a) para as oportunidades sempre que surgirem em seu caminho.

Um grande abraço e até o próximo post.


Wagner Cardoso

Professor de Tecnologia e Desenvolvedor na Tectreinamentos Informática.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *