O que é o Microsoft Outlook?

Publicado por Wagner Cardoso em

O que é Microsoft Outlook?

O Microsoft Outlook costuma aparecer sempre que uma pessoa busca vagas de emprego na internet.

Ele é um dos programas do pacote Office da Microsoft e é um dos requisitos para diversas vagas, sempre em conjunto com outros programas como o Excel, Word e o PowerPoint.

Porém a questão a ser abordada neste post é, afinal o que é e para que serve o Outlook?

De forma resumida o Microsoft Outlook é um gerenciador de e-mails disponibilizado pela Microsoft e (como já mencionado) faz parte do pacote Office.

Administrar os e-mails sejam pessoais ou corporativos e é uma das exigências das empresas pelo fato de permitir um melhor controle ou mesmo gerenciamento das mensagens que são enviadas no mundo corporativo.

E sim, pode até parecer meio intrusivo em um primeiro momento, porém as empresas de forma geral costumam monitorar os e-mails corporativos.

O Microsoft Outlook pode ser uma vantagem no curriculum de um(a) profissional que esteja buscando uma colocação no mercado de trabalho ou até mesmo uma nova oportunidade na empresa.

Recursos Básicos do Microsoft Outlook

Entre os recursos mais básicos do Microsoft Outlook nós podemos citar o gerenciamento de mais de uma conta de e-mail, permitindo configurar tanto conta pessoal como a conta corporativa.

Além disso temos também a gestão de contatos onde é podemos definir listas diferenciadas como fornecedores, funcionários, clientes ativos, clientes inativos e etc.

Criar uma agenda utilizando o calendário e nessa agenda definir tarefas não somente pessoais mas também para uma equipe e enviar por e-mail ativando lembretes que aparecerão na tela sempre que uma tarefa estiver próxima.

Um dos principais recursos do Outlook seria a interação com os programas do pacote Office (Excel Word PowerPoint).

Nesse caso ao criar um documento (planilha, texto ou apresentação) é possível enviar por e-mail como um anexo dentro do próprio programa.

Este recurso certamente facilita e agiliza muito as tarefas do dia a dia para quem utiliza o Office.

Resumo:

  • Gerenciamento de contas de e-mail
  • Gerenciamento de Contatos
  • Proteção de pastas com senhas
  • Divisão de mensagens por grupos em pastas específicas
  • Agendamento de tarefas
  • Agendamento de tarefas de uma equipe ou grupo
  • Exibição de avisos quando um compromisso está próximo
  • Interação com os programas do pacote Office
  • Possibilidade de administração das mensagens off-line

Conclusão

Saber como utilizar o Microsoft Outlook é um requisito básico no currículo de qualquer profissional.

Isso se dá não somente pela exigência da maioria das empresas como também para a melhoria do seu desempenho pessoal.

Visto que esse software oferece diversos recursos de integração com o Office.

Agilidade no dia a dia com certeza é uma vantagem para profissionais de todos os setores.

Confira nesse link o nosso curso essencial de Outlook e prepare-se melhor para o mercado de trabalho.

Espero ter ajudado com esse post te vejo no próximo um grande abraço e até lá.


Wagner Cardoso

Professor de Tecnologia e Desenvolvedor na Tectreinamentos Informática.

1 comentário

O que é Pacote Office? - TECTREINAMENTOS INFORMÁTICA · agosto 17, 2023 às 5:39 am

[…] até mesmo compartilhar essas informações em nuvem ou por e-mail com o Outlook (falaremos mais sobre esse programa em […]

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