Power BI – O que é e para que serve?

Publicado por Wagner Cardoso em

O Power BI e é uma ferramenta voltada à inteligência de negócios da Microsoft.

Com essa ferramenta é possível analisar informações vindas de bancos de dados, sites, planilhas e até mesmo os sistemas integrados das empresas.

Num mundo onde cada vez mais as informações são importantes para tomada de decisão nos negócios, o Power BI torna-se uma ferramenta indispensável para qualquer um que queira ter sucesso com a análise de dados.

Por ser uma ferramenta fácil e intuitiva seguindo o padrão do pacote Office (afinal, é um software desenvolvido pela Microsoft) ele tem tomado muito espaço em questões de análise de dados.

Neste post nós vamos conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta e do que ela é capaz.

Como funciona o Power BI?

O Power BI faz análise de informações com base em dados.

Como citado anteriormente, esses dados podem vir de diversas fontes, como uma planilha ou até mesmo banco de dados de um site.

Então, vamos imaginar que nós temos um site com uma página de vendas.

E essa página ao ser acessada por alguém tem um botão de compra e um botão de inscrição.

É possível, por exemplo, saber quantas visitas esse site teve, qual o percentual de pessoas que clicou no botão de compra e qual o percentual de pessoas que clicou no botão de inscrição.

Neste caso, nós teremos uma métrica de conversões de vendas de uma empresa.

Imagine, por exemplo, que nós tivemos mil acessos e que cem dessas pessoas clicaram no botão de compras porém, tivemos apenas dez vendas.

Então neste caso, o Power BI pode trazer gráficos, estatísticas e métricas que permitirão uma melhor tomada de decisão sobre o marketing que está sendo abordado nesta empresa e se o público realmente está qualificado.

Como Usar o Power Bi

O Power BI está disponível gratuitamente no site da Microsoft e você pode acessar através deste link: Microsoft Power BI

Ele possui versões pagas, porém a sua versão gratuita já é muito eficiente.

E ao contrário do que muitas pessoas pensam, ele não faz parte integrante do pacote Office.

É uma ferramenta avulsa que integra os dados com as ferramentas disponíveis do pacote Office, como por exemplo, o Access e o Excel.

Por ter o padrão do pacote Office em seu layout, ele facilita muito o entendimento de pessoas que jamais tiveram contato com essa ferramenta.

Ele também disponibiliza gráficos que terão a função de facilitar a leitura das informações.

O Power BI também trabalha com a linguagem DAX que é muito parecida com a com os formatos utilizados em Excel.

Então se você já teve alguma experiência com Excel possivelmente terá uma facilidade ainda maior em aprender o Power BI.

No caso, os cálculos serão utilizados sempre que você precisar obter novas métricas sobre os dados fornecidos pois muitas vezes esses dados podem vir “brutos” do sistema ou até mesmo da planilha.

É possível também criar novas colunas com novas informações trazendo essas já citadas, novas métricas e obter dados relevantes para a tomada de decisão de uma empresa.

Existem Vagas no Mercado de Trabalho?

O setor de análise de dados é um dos que mais tem crescido nos últimos anos quando falamos em tecnologia.

Não somente o Power BI mas também a linguagem Python, que é muito utilizada para análise financeira e análise de dados, tem crescido bastante.

Como citado no início deste post, a obtenção de dados de sistemas e também de redes sociais atualmente são fundamentais para o sucesso na aquisição de novos clientes para empresas.

E aí que entra o profissional analista de dados, que ao utilizar essas ferramentas e os recursos disponíveis nela, conseguem melhorar os resultados de uma determinada empresa.

Para exemplificar de forma real, imagine que foi constatado que mais de 60% de acessos a um determinado vídeo de uma empresa, é feito por mulheres.

Neste caso é evidente que o público alvo mais interessado no determinado produto mostrado no vídeo são mulheres.

Então, as ações de marketing daqui para frente devem ser direcionadas ao público feminino.

Porém não é só isso pois nessa mesma análise descobrimos que 40% do público, que é uma parte bem relevante, são homens.

Então, será que não seria possível mudar o nosso produto para que ele seja mais atrativo para homens também?

Essa é a grande ideia por trás de uma análise de dados.

Obter a métrica ou as métricas necessárias para o desenvolvimento e crescimento de negócios em geral.

Como um percentual muito grande de vendas atualmente tem sido feita pela internet, nós podemos presumir que esse é um campo que crescerá exponencialmente nos próximos anos.

Conclusão

Se você deseja montar o seu próprio negócio ou mesmo trabalhar na área de análise de dados, o Power BI pode ser uma ótima iniciativa.

Sendo uma ferramenta de fácil acesso, gratuita e muito intuitiva como dito antes utilizando o padrão Office.

É uma das ferramentas mais utilizadas no mercado e com certeza não perde em termos de eficiência para nenhuma outra disponível.

Ao montar o seu próprio negócio, com certeza haverá um investimento as questões de marketing digital e o Power BI será uma ferramenta fundamental para evitar o desperdício de dinheiro e para ajudar a alcançar o público alvo correto.

Claro que é necessário uma base de dados bem forte e bem estruturada para que você consiga obter métricas de fato relevantes para o negócio.

Se a sua intenção é trabalhar para empresas ou até mesmo prestando serviços para empresas, certamente o Power BI será uma ótima opção.

Inicie agora mesmo seu aprendizado em Power BI e outras ferramentas do Office!

Vou deixar aqui um link que vai te levar para o nosso curso completo.

Lá nós abordamos as principais ferramentas do Office, como Excel, Word e PowerPoint.

Nesse curso, nós teremos uma sessão completa com mais de 30 aulas mostrando como utilizar o Power BI para análises de dados.

Além disso, você verá também como criar gráficos e utilizar as funções DAX mais comuns.

Não perca mais tempo e acesse agora o nosso link para este curso completo com valores populares e com uma das melhores avaliações da internet.

Espero ter ajudado nesse post, um grande abraço e te vejo no próximo!


Wagner Cardoso

Professor de Tecnologia e Desenvolvedor na Tectreinamentos Informática.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *