Modelo de Currículo no Word – Como Criar Passo a Passo

Publicado por Wagner Cardoso em

Modelo de Currículo no Word

modelo de currículo no word

Nesse post você vai aprender como criar, em um passo a passo completo, um modelo de currículo no Word.

Word já há muitos anos é o programa mais utilizado no mundo para o desenvolvimento de documentos e formatações de textos profissionais.

Sendo assim, vamos utilizá-lo para a criação do documento de apresentação mais importante de um(a) profissional que é o currículo.

Então se você procura uma vaga de emprego, uma recolocação no mercado de trabalho ou uma vaga como jovem aprendiz, aqui nós vamos abordar um passo a passo para desenvolvimento de currículo simples em Word.

Aliás, um detalhe que eu gostaria de citar aqui é que o currículo ainda é uma das maneiras mais utilizadas para que você se apresente para uma empresa.

Mesmo que atualmente nós tenhamos diversos sistemas que fazem avaliações automáticas para vagas de trabalho, na maioria desses sistemas é possível incluir um currículo em PDF.

Isso demonstra conhecimentos em informática (que é geralmente um pré-requisito para as empresas, na maioria das vagas) e também demonstra alinhamento com a tecnologia.

Mais à frente, vamos citar também os meios de contato (geralmente telefone e e-mail) e por lá você perceberá que, por bem ou por mal, as redes sociais fazem parte de critérios de avaliação e muitas empresas atualmente.

Os recrutadores podem perceber no seu perfil nas redes sociais, algumas semelhanças com aquilo que você cita no seu currículo criado no Word.

Então, cabe a você trabalhar para que as informações não sejam desencontradas e melhorem a sua chances na conquista de uma vaga no mercado de trabalho.

Abaixo vamos entender mas algumas nuances para o desenvolvimento de um bom currículo de sucesso utilizando o Microsoft Word.

Como Criar um Modelo de Currículo com Word

Como todo o currículo nós devemos começar pelas informações pessoais.

Nesse campo, você pode inserir seu nome, seu estado civil, sua nacionalidade e a sua idade.

Porém, não se esqueça de colocar informações como o seu endereço e também os contatos.

Geralmente utilizamos o telefone e o e-mail.

Porém, nós vamos ver um pouco mais à frente como editar essas informações de forma um pouco mais “moderna” e atualizar as formatações.

Como por exemplo, colocando ao invés do endereço, o CEP de onde você mora.

Devemos fazer isso pois diversas empresas buscam pelo CEP a localidade para saber qual seria o custo mensal com a condução do funcionário(a) e traçar uma rota que seja coerente para o(a) futuro(a) funcionário(a).

Quais Informações Devem Constar no Currículo?

Além das informações pessoais citadas acima, você deve também inserir a sua formação e os cursos complementares que fez ou está fazendo no momento.

É muito importante, para profissionais de todas as áreas possuir cursos complementares e até mesmo atualizações em suas formações, afinal o mundo e a tecnologia não param de evoluir não é mesmo?

Para exemplificar vamos analisar um(a) profissional de educação física que deseja concorrer a uma vaga em uma academia.

Em caso de entrevista, seria uma grande vantagem demonstrar conhecimentos em artes marciais ou mesmo em natação, afinal são atividades úteis (ou mesmo complementares) para a empresa na qual ele(a) deseja ingressar.

Aqui você pode ver um vídeo completo de como criar e formatar um currículo completo no Word.

Aliás, um detalhe importante é que esse currículo também poderá ser baixado em PDF após a conclusão da vídeo aula.

Passo a Passo para Currículo no Word

O primeiro passo é realizar uma formatação geral.

Inserindo ali o padrão de fontes e alinhamentos que são necessários para um documento de apresentação.

O segundo passo que podemos citar aqui é o destaque para as informações importantes, aquelas que nós desejamos chamar atenção.

Como por exemplo, o nosso próprio nome, o objetivo, a nossa formação, os cursos que fizemos e a nossa experiência profissional.

Falando em experiência profissional, ela deve ser bem específica, mostrando o período que você atuou e as atividades que você desempenhou.

Caso você não tenha experiência profissional é interessante então inserir uma carta de apresentação no final do documento, dizendo que você tem disposição para o aprendizado, para o trabalho em equipe e que está disposto a participar de uma entrevista para uma melhor avaliação do recrutador.

O terceiro passo (e o que em minha opinião é um dos mais importantes) seria a modernização da disponibilização das informações (mostrado na vídeo aula).

Por exemplo, citar telefones de contato pode ser muito menos eficiente do que citar um contato via WhatsApp.

Pois bem sabemos que atualmente um dos meios mais utilizados de comunicação são justamente as mensagens eletrônicas como o WhatsApp e Telegram e muito provavelmente a empresa usará esses meios para entrar em contato com você.

Além disso, citar um e-mail que dê acesso às suas redes sociais pode ser um passo importante para mostrar para a empresa sua disponibilidade para a vaga.

Isso se deve ao fato de que sim, as empresas, principalmente as maiores empresas, consultam as redes sociais para entender (ou mesmo analisar) o perfil de candidatos(as).

Então, como já mencionado, tenha uma rede social que seja propícia a vaga que você está concorrendo.

Apesar das redes sociais ainda serem vistas como algo muito pessoal, o fato é que recrutadores muitas vezes podem utilizar esse recurso como um fator positivo ou negativo na sua contratação.

O currículo ainda é a forma mais simples de se apresentar numa empresa e mostrar a sua pré-disposição para o trabalho.

Apesar de todas as modernidades que nós temos atualmente ainda é imprescindível que você faça uma boa apresentação pessoal e apresente uma boa formatação, chamando a atenção para os pontos de destaque.

Pois assim, você terá muito mais chances na contratação e uma eventual vaga numa empresa.

Você também deve ter uma atenção muito grande nos cursos extracurriculares, que são aqueles fora do conteúdo mostrado nas escolas.

Isso pode ser a verdadeira chave do sucesso caso esteja em uma concorrência acirrada, afinal quanto mais conhecimento melhor será a sua chance não é mesmo?

Por fim, você também tem a possibilidade de converter seu currículo em PDF.

Isso (conversão em PDF) possibilita a inserção do seu currículo nas grandes plataformas disponíveis na internet, afinal geralmente esse é o formato mais aceito.

Espero ter ajudado com esse post, te vejo no próximo, um grande abraço e até lá!


Wagner Cardoso

Professor de Tecnologia e Desenvolvedor na Tectreinamentos Informática.

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