O Que é Marketing Digital?


O Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa ou uma pessoa executa online, geralmente para alcançar pessoas com interesses específicos.

Sendo assim, tem o objetivo de atrair novos seguidores, vender produtos e desenvolver uma identidade de marca.

Além disso, o marketing digital pode facilitar a comunicação entre empresa e consumidor de um maneira direta e fácil, geralmente com o foco em vendas.

O Que é Marketing Digital

Como o Marketing Digital Funciona?


O marketing digital funciona por meio de quatro passos, que são o tráfego, o engajamento, a conversão e a retenção.

O tráfego serve para atrair os clientes para o seu site ou rede social por exemplo.

Ou mesmo qualquer outro ponto de vendas utilizado, mesmo que seja um ponto físico.

Em resumo é o “ato” de utilizar meios digitais para atrair pessoas e possíveis clientes para o seu negócio.

Sem pessoas tendo contato com seus produtos e sua marca, você não consegue realizar vendas e, portanto, não faz dinheiro.

O engajamento é simples, é o contato do cliente com a sua marca, com seu negócio e seus produtos.

É aqui você recebe a “aceitação” de seu produto ou serviço por intermédio de uma reação, comentário ou mesmo mensagem pessoal.

A conversão é quando um usuário realiza um de seus objetivos estabelecidos, seja gerar vendas, maior visibilidade ou mesmo uma inscrição em lista vip.

Este último é o chamado lead, ou seja, alguém que apesar de não ter comprado mostrou interesse no conteúdo.

Assim, você utiliza de suas estratégias para que seus clientes realizem as ações que você deseja.

Por fim, a retenção, que é a visita frequente de um público em sua página ou estabelecimento.

O Marketing Digital Realmente Funciona?


Apostar no marketing digital pode ajudar todos os tipos de empresas.

Antigamente esse tipo de estratégia costumava ser utilizada apenas por grandes empresas, que podiam fazer um bom investimento criando bons sites e campanhas pagas como no Google Ads por exemplo.

Porém, atualmente temos uma popularização muito grande do marketing digital.

Além disso, certamente o Marketing Digital abre diversas portas para as empresas e permitem que elas consigam conquistar mais clientes.

Porém devemos considerar também o conhecimento de marca da empresa, entender melhor seu público, gerar oportunidades de venda, etc.

O Que é Importante Para uma Boa Estratégia?


É preciso ter atenção a alguns detalhes importantes para garantir o sucesso do seu negócio.

Estudo de Personas (Público Alvo)

Há quem deixe esse passo de lado, mas o estudo de personas é muito importante, que é uma análise de possíveis clientes.

Portanto, é importante levantar questões como por exemplo:

  • quem são essas pessoas;
  • quais são suas necessidades;
  • como a sua empresa pode ajudar essas pessoas;
  • qual a linguagem certa para se comunicar com essas pessoas;
  • quais produtos ou serviços são indicados;
  • qual é a jornada de compra dessas pessoas.

Análise da Concorrência

Outra ideia que pode te ajudar antes de começar, é analisar outras empresas, fazer uma análise
da concorrência.

Procure saber quais empresas estão no topo do mercado, quais empresas se destacam mais e quais são os seus maiores concorrentes.

A partir disso, acompanhe e avalie que tipo de conteúdo estão produzindo, quais as ações dessa empresa que aparentam dar certo, etc.

Após analisar e compreender essas questões sobre a concorrência, é muito mais fácil ter um olhar crítico e saber como ser um diferencial na concorrência.

Atualização de Informações

Outro fator muito importante é sempre estar analisando suas redes, os seus sites e as suas páginas.

Atualize seus preços e promoções, responda dúvidas e também poste novidades e interaja.

É necessário avaliar se está fazendo um bom serviço de comunicação, fazer uma avaliação de como está o engajamento e se necessário, mudar o modo de tráfego, fazer algo diferente que aumente o engajamento da sua empresa.

E sempre focando na comunicação que é uma ferramenta chave para melhorar a relação da empresa com o público.

Metas e Objetivos

Além disso tudo, é importante que tenha definido suas metas e os seus objetivos dentro da sua empresa pelo marketing digital.

Com as suas metas estabelecidas será mais fácil definir o que é necessário para bater suas metas de um jeito simples.

Também permite que você saiba se as ações que estão sendo realizadas dentro do seu negócio estão trazendo resultados bons ou ruins dentro do esperado.

Mercado de Trabalho no Marketing Digital

No cargo de Analista de Marketing Digital pode se ganhar em torno de R$ 2.500,00 até R$ 5.000,00.

Depende muito da empresa, a agência de marketing e a área de atuação (Redes Sociais, Google, On-Page ou mesmo Off-Page).

Devemos levar em conta o mercado informal também, os chamados Freelances.

Neste caso cobrado o projeto e não há vínculos empregatícios.

Conclusão

Porém muitas pessoas nesse ramo que fazem anúncios falsos.

Como por exemplo: “fique rico da noite para o dia” ou “fique rico sendo nosso afiliado”.

Mas na verdade podemos perceber facilmente.

Pois, quando falamos de muito dinheiro, falamos também de muito trabalho, dedicação e pesquisa de mercado.

Entender a concorrência é fundamental para superá-la.

Por fim é necessário muito esforço e muito trabalho para o sucesso no Marketing Digital, desconfie de promessas “milagrosas” como uma palavra “MÁGICA” que renderá milhares de visualizações por exemplo.

Espero ter ajudado com este post, até o próximo.


Paula Cardoso

Analista de Marketing e Mídias Digitais na TECTREINAMENTOS INFORMÁTICA

1 comentário

Dicas de como começar no Instagram - TECTREINAMENTOS CURSOS · 2 de setembro de 2021 às 16:57

[…] O Que é Marketing Digital […]

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